segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dia #2 Vilarinho-Barcelos

O dia começou às 6h, o despertador tocou mas quem me acordou foi o meu pai. Arrumar as últimas coisas, preparar a mochila e seguir caminho. Pelas 6h40 saímos do Mosteiro em direção a Barcelos. Ao fim de 5km paramos num café e encontramos todo o grupo que tinha ficado a dormir no albergue, só faltava o casal espanhol e russa. Entre comprar fruta para o caminho (que não foi comida) e uma "meia de leite" para o meu pai, pegamos nos croissants que tínhamos, fomos comendo enquanto retomamos o caminho, foi a primeira coisa que comemos desde que acordamos.

Pouco antes disso, ainda pelo quilómetro 3, foi quando o Caminho se tornou mais interessante, saímos de estradas principais e passamos a andar por caminhos de terra, conviver mais com a natureza, fazer um verdadeiro Caminho. Por entre esses caminhos, passamos por um muro com tradição dos peregrinos, onde são colocadas pedras empilhadas, conforme o tamanho do grupo que por ali passar. Também nos deixamos a nossa marca, duas pedrinhas junto a tantas outras.

A maior aventura do dia mostrou-se mais à frente. Num percurso completamente fora da estrada principal, de terra pelo meio de árvores e milheirais a perder de vista e com 15km já no GPS, apareceu-nós uma placa a indicar: "Barcelos - 14km". Foi uma surpresa um pouco desagradável, estando a contar com uma etapa de recuperação de apenas 17, conforme referia o livros que tínhamos sobre o Caminho Central. Depois disto, começamos a duvidar do livro, o qual viemos a confirmar com outros peregrinos que apanhámos.

Depois da surpresa, um pouco desagradável, de termos de realizar 30km, começamos a sentir o sol quente a bater na cabeça e a distância a começar a custar. Por nos encontrarmos num caminho de terra fora das localidades, não havia local onde reabastecer a nossa garrafa de água, tivemos de racionalizar o resto que tínhamos durante mais 5km, cerca de 1h, até que encontramos um restaurante pelo qual paramos. 

O Restaurante de Pedra Furada, que decidimos entrar simplesmente por ser o primeiro que apareceu em muito tempo, é um restaurante típico do Caminho de Santiago, onde já muitos peregrinos passaram, num total de 111 países diferentes. O Sr.Antonio Ferreira, de uma grande simpatia e hospitalidade, desde logo contou as suas histórias e experiências dos vários anos de ter um restaurante no Caminho. Com uma sandes de vitela e a garrafa de água atestada, partimos para o caminho, para fazer os últimos 9km para chegar a Barcelos.

Exaustos e já sem aguentar mais nada que fosse, chegamos a Barcelos pelas 15h20, com o relógio a anunciar já 6 horas e 29km. Continuando a seguir a setas e já com orientações para o Albergue Cidade de Barcelos, entramos pela cidade, seguindo as setas por ruas com lojas e muita atividade turística. Por aqui, apanhamos uma rapariga da Nova Zelândia, que simples e espontaneamente decidiu fazer a caminhada, porque ouviu falar disso enquanto apreciava as suas férias em Lisboa. Afinal há maiores malucos que eu, que decidem literalmente de um dia para o outros fazer 300km a pé (isto, porque ela saiu de Águeda e não do Porto).

Chegados ao albergue e pousando as mochilas, começa-se a sentir as mazelas do dia de caminhada. Os ombros não deram descanso, continuando a ser o maior local de preocupação é dor provocada pela mochila. Por se tratar de uma distância um pouco maior e começar a sentir-se o acumulado do dia anterior, hoje comecei a sentir as pernas a doer-me, a ficarem cansadas e pesadas. Hoje recorri, e continuarei a recorrer, ao Ice Power para aliviar as dores e ajudar na recuperação muscular e aos pensos anti bolha, que por enquanto apenas tenho no ombro direito, provocado pela fricção da mochila.

A caminhada de hoje foi feita em 6 horas, 12 minutos e 47 segundos, com uma distância percorrida de 30.8km. Ritmo medio: 12'06''/km, cerca de 4.9km/h.

O cansaço começa a acumular, ainda só vamos no segundo dia. A aventura continua, o desafio também!

1 comentário:

  1. valeu o belo do bife do jantar pra repor energias :)
    amanhã passas num talho e compras dois bifes...pra pôr nos ombros :D
    beijos

    ResponderEliminar