sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dia #6 Valença-Mós

Primeiro dia de viagem sozinho, fui acordado às 4h30 e saímos, eu, o Rui e a Marta, às 5h10. Embora tenha custado um pouco, tínhamos em mente que a apenas 3km, apenas passando a ponte para Tui, em vez de 5h30, já seriam 6h30. Entre sair de Valença, que nos perdemos um pouco no forte, entrar em Tui e parar para tomar o pequeno almoço, já eram 8h locais, que seria mais tarde do que gostaríamos, mais tarde do que deveríamos.

Assim que retomamos o caminho reparamos que seria mais por estradas alcatroadas e dentro das cidades, algo monótono é um pouco mais chato. No entanto, ao fim de 4km, entramos numa Via Romana e mudou completamente, estávamos no meio do bosque, onde tudo era muito mais bonito, o caminho de terra era agradável de andar, as árvores decoravam tudo o que conseguíamos ver e íamos passando por uns riachos e lagos igualmente belos.

Pelo quilómetro 12 passamos numa espécie de café, uma espécie de abrigo com cadeiras de plástico, junto à uma casa, pelo que se assume que fosse de alguém a fazer um pequeno negócio no Caminho. Nesse local deram-nos indicações para o novo caminho, uma alternativa à zona industrial antes de Porriño. Com as explicações descritas num papel e alguns apontamentos, quando chegamos ao local observamos que havia uma tentativa por parte dos comerciantes de puxar os peregrinos na direção da zona industrial, pintando de preto as setas a indicar o caminho alternativo, que depois voltam a ser pintadas a amarelo por cima, e pintando diversas indicações a no sentido do "polígono" industrial. 

O caminho a volta da zona industrial continuou a ser muito bonito, continuando pelo meio do bosque. Estando a chegar a Porriño, mais uma situação onde tínhamos de "fugir" ao caminho antigo, onde as indicações novas estavam tapadas e a direção antiga com demasiadas indicações. Nesse local, seguimos rio acima, um local arranjado como circuito de manutenção, em piso de terra dos dois lados do rio. 

Chegando a Porriño paramos num café para comer qualquer coisa e em pouco tempo seguimos caminho. Apenas 5km depois chegamos a Mós. O nosso objetivo de chegar aqui seria decidir se por aqui ficaríamos a dormir ou se seguiríamos para Redondela. Com 27km feitos até chegarmos aqui, o caminho até Redondela seriam mais 9km a subir a montanha, pelo que decidimos que seria melhor descansar por aqui.

Almoçando uma pizza e aproveitar para descansar, a tarde passou rápido. Vou tentar estar a dormir antes das 21h, para acordar as 5h e seguir caminho. Em Espanha temos o problema dos albergues que ficam lotados facilmente, especialmente porque muita gente decide começar o caminho em Tui, para fazer os últimos 100km e ter direito à "Compostela".

Sem comentários:

Enviar um comentário