terça-feira, 14 de março de 2017

Fevereiro 2017

Segundo mês do ano, começa um novo semestre. Já passei metade do meu curso, faltam só mais 3 semestres, 1 ano e meio para finalizar a licenciatura.

Como parte do curso, no 2º ano é requerida a realização de um estágio, de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos nos primeiros dois anos do curso, sendo que no 6º semestre se realiza outro. Por norma, o estágio do 2º ano é realizado durante o verão, no entanto, surgiu-me a oportunidade de realizar o meu estágio a auxiliar os professores na cadeira de Animação Desportiva I, a dar aulas aos alunos de 1º ano. Assim, até ao final deste semestre, todas as 2as, 5as e os sábados que houver, estarei a realizar estágio na faculdade.

Obviamente que esta oportunidade foi imediatamente bem recebida por mim, tendo a oportunidade de realizar o estágio numa cadeira que gostei bastante no 1º ano e, assim, despachar o obrigatório e ter o verão mais livre. Mas nem tudo é bom. Neste momento, com essas aulas, mais as minhas normais, tenho dias a completamente preenchidos, que chego à tarde a casa e nem vontade para ir correr consigo ter.

A nível de corridas, Fevereiro foi bastante fraco. Com o aumento de tempo dispendido na faculdade, limita-me bastante as minhas oportunidades para treinar. Ao fim de um dia inteiro, a começar as 9h e acabar às 18h, com atividade de canoagem pelo meio, ao final do dia já não tenho qualquer capacidade para ir treinar.

Recordo-me um domingo, dia de treino longo, que tive um treino particularmente bom. A correr com Nike Vomero, as que têm mais amortecimento e uso nos treinos longos, mas que também seriam as mais lentas. Estava um dia especialmente bom para correr, sem estar demasiado quente ou frio, algumas nuvens e o mar um pouco revolto. Sempre com boas sensações, fiz o treino de 1h20 a um ritmo de 3’54’’/km. Isto deixou-me bastante satisfeito, depois de ter andado umas semanas com sensação de estar a correr um pouco menos.

A cerca de meio do mês, surgiu-me uma outra oportunidade que aproveitei: ir a Londres. Durante um total de 5 dias, a convite de uns amigos, tive a oportunidade de conhecer um novo local, uma nova cultura. Durante esse tempo apenas corri apenas duas vezes, sendo que uma delas foi no Nike Run Club de Londres.



Depois de alguma investigação e até um contacto que encontrei no Instagram, sabia que o treino de grupo se realizaria na 2ª feira. Durante o dia andei a passear, mas com uma mochila com equipamento para ir correr. Cheguei à loja e fui falar com os pacers, identificados pelas suas tshirts, perguntei-lhes como funcionaria, vesti-me e inscrevi-me para o treino. Na reunião inicial, a que estou habituado da minha experiência no NRC de Lisboa e Porto, reparei na dimensão deste grupo, umas 5 vezes maior que alguma vez os grupos de Portugal teriam capacidade. Com um grupo desta dimensão também permite outras oportunidades: um grupo de corrida para os mais rápidos. Sabia que iria estar bem com eles, ainda me disseram que iriam correr a um ritmo de cerca de 4’/km, mas enquanto estava a apertar os atacadores, esse grupo desapareceu. Acabei por me juntar a um grupo um pouco mais lento, mas que me permitiu aproveitar os locais por onde fomos passando e tirar algumas fotos. No entanto, propositadamente, não fui parando o relógio cada vez que parava para tirar uma foto ou parávamos em passadeiras, fazendo no final um ritmo bastante lento. Foi uma experiência que gostei bastante e se voltar a Londres conto repetir.
 
Durante a viagem fiz também uma pequena brincadeira com o meu relógio. Visto que ando diariamente com o relógio de corrida, que tem GPS, registei o voo de Lisboa para Londres e o voo de retorno, ficando assim com um registo de tempo de voo efetivo, distância e percurso efetuado.

Voltado de Londres numa 4ª, tive aulas e estágio na 5ª e fui ao Porto no fim de semana. Tinham agora passado duas semanas do treino de domingo que tinha corrido tão bem, mas desta vez fiquei muito aquém. Ao fim de apenas 1h10 já estava no limite e a um ritmo consideravelmente mais lento.

É já o último fim de semana do mês, é a altura do Carnaval. A convite de um amigo, fui passar este dia à Covilhã, onde a Tuna dele iria organizar uma festa, para além de já não estar com ele há bastante tempo. Quando lá cheguei aproveitei para conhecer a faculdade dele e na altura da festa ainda assisti a um ensaio da Tuna, antes da festa em si. Como se tratava de uma festa, acabei por me perder um pouco nas quantidades “saudáveis”, especialmente para um atleta, pelo que o dia seguinte, o último dia de Fevereiro, apenas se baseou em recuperar da ressaca e viajar para Lisboa.

Em Fevereiro apenas treinei uns lamentáveis 12 treinos, totalizando:
  • 145,46 km percorridos
  • 9 160 kcal queimadas em corrida
  • 104 002 passos a correr
  • 10h13min passados a correr
  • 169 bpm médios
  • 14.2 km/h de média (4'14''/km)
Atividades de corrida:
Registos dos voos


Sem comentários:

Enviar um comentário