terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Janeiro de 2016

Janeiro de 2016

Tinha-me comprometido recomeçar os treinos de corrida, voltar à forma que me lembro, quando fiz os 10km em 35min e estava a progredir. O mês começou da mesma maneira que há um ano, com objetivos claros, mas o corpo a não permitir.
Num treino de Dezembro, um treino de séries curtas, desenvolvi mais uma lesão na zona do joelho. Desta vez, pelo que me explicaram, por motivos musculares e não articulares. Num treino de séries curtas, onde se treina mais força explosiva, a contração do músculo, contraturado, “puxou” demasiado o ligamento ílio tibial, ficando este inflamado. Basicamente, cada vez que os músculos da zona superior da perna são contraídos, especialmente em corrida para impulsionar e amparar a queda do salto, provoca dor no ligamento, impedindo-me de treinar.
Em Janeiro comecei por fazer o treino do CMC Porto, dia 2. Ainda com lesão e algumas dores, decidi ir treinar a um ritmo lento, não forçando. No entanto, foi suficiente para no dia seguinte acordar pior. Passados uns dias, com aquele que seria o começo do plano de treino de corrida, fiz um treino de uma hora de corrida, com algumas dores ainda a surgirem. No dia seguinte estava bem pior, mal conseguia andar e tinha o joelho inchado.
Recorrendo a anti-inflamatório, não treinei durante mais de 5 dias, altura em que comecei a fazer exercícios de força em casa, para tentar auxiliar a recuperação e não perder completamente a forma. Quando finalmente decidi ir correr outra vez, com esperanças que já pudesse estar recuperado, a dor surge outra vez, pelo que apenas fiz um treino de 30min, a cerca de 6’/km, um ritmo que me deixa extremamente chateado e irritado, não conseguir treinar e correr como gostaria.
Aproveitando também o facto de estar em época de exames, fui fazendo treinos de força variados, com objetivo de voltar forte e recomeçar os treinos forte para progredir com maior facilidade. Cheguei a ir experimentar durante 3 dias Holmes Place, altura em que, para além de exercício de força, aproveitei as aulas também para fazer alguns exercícios de cardio.
Já no último fim de semana do mês, com o último exame na segunda feira, e também para sair de casa e do estudo por um pouco, fui correr, aproveitando a companhia do meu pai. A dor no joelho foi constante, mas muito menor e a permitir-me correr a um ritmo um bocadinho melhor: cerca de 5’15’’/km numa direção e um pouco mais lento na volta, para acompanhar o meu pai.

Relativamente a objetivos de corrida no ano de 2016, com base em eventos públicos no Facebook criados para esse efeito, pretendo, no mínimo: fazer um total de 100 treinos e correr uma distância de 2016km.

Durante o mês, com apenas 4 treinos, corri uma distância total de 32,84km.
- 2/01: Garmin Connect
-15/01: Garmin Connect
-30/01: Garmin Connect

1 comentário: