quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2015 - Um Ano Completo

2015 foi um ano bem completo em todos os sentidos. Comecei o ano num sitio novo: Alemanha. Aproveitando as viagens baratas e não pagar a estadia, em casa de um amigo, fiz, juntamente com o meu irmão e mais um amigo, uma passagem de ano diferente e bem divertida, no estrangeiro.
Desde pouco antes, tive aquela que foi a minha primeira grande relação, aquela com que espero ter aprendido com todas as experiências e diversos erros, para o futuro. Como tudo o resto, é preciso cair para nos levantarmos, foi preciso cometer erros, muitas vezes desnecessários, para só depois perceber a dimensão dos mesmos. Foram 7 meses de muitos erros que cometi e muitas situações de que me arrependo, os quais tentarei não repetir no futuro, se tal oportunidade surgir.
Finalmente acabei o meu curso de 3 anos no Colégio de Gaia! Não duvido de todas as potencialidades que este me trará para o futuro. Desde o início gostei muito de programação e, embora tenha constantemente reclamado da pequena quantidade lecionada, consigo agora perceber melhor o seu propósito e o uso aplicável no dia a dia em diversas situações. Digo que “finalmente acabei o curso” porque, e não há outra maneira de dizer isto, todos os dias odiava ir para as aulas. E não estou a falar do “ódio” que todos os alunos têm das aulas, mas sim de profundamente não gostar do CG. Não era especificamente das aulas, dos professores, dos colegas, dos funcionários, entre outras coisas, mas sim de tudo em conjunto que me fazia não gostar particularmente do ambiente. No entanto, nunca houve dúvidas da qualidade que o curso proporcionaria para o futuro, de diversas maneiras, nesse aspeto não estou de outra maneira que não grato pela oportunidade de o ter realizado.
Agora sigo um caminho um pouco diferente, aquele que sempre me motivou a realizar: atividades desportivas. Mais concretamente, um curso de hotelaria no âmbito do lazer e animação turística. Estou agora a acabar o primeiro semestre e posso dizer, até agora, que parece ser muito bom e que gostarei bastante de o fazer durante os proximos 3 anos.
Relativamente à minha prática desportiva ao longo de todo o ano, posso seguramente dizer que foi o ano que menos realizei daquilo que realmente gostava. Comecei em Janeiro com uma doença que me afetou o sistema cardio respiratório e a musculatura das costas; nessa altura estava inscrito para o Grande Prémio Fim da Europa, que acabei por não fazer. O meu “aficionamento” anterior por corrida arrefeceu muito, inscrevi-me no ginásio e fui fazendo mais treino de força que de cardio. A única motivação para correr eram as provas, em especial as de Trail realizadas com os Gaia Trail, que me aceitaram na equipa pouco tempo antes.
A grande realização deste ano foi os Caminhos de Santiago: 11 dias de alegria todos os dias. Foram 10 dias de caminhada, uns com mais sofrimento que outros, diversas paisagens, diversas sensações, muita gente diferente por todos os dias e, garantidamente, algo a repetir com frequência, preferencialmente todos os anos. No próximo ano devo repetir a aventura com o meu pai, que embora não tenha completado comigo, fará tudo de novo, a partir do Porto, para desta vez chegar ao fim e apreciar a . Estamos a pensar juntar uma pequena aventura no final do Caminho: Corrida de Santiago de Compostela, a nossa primeira corrida internacional, no final da maior aventura que podemos realizar.
Tenho de agradecer, especialmente, à minha família, que nunca deixou de me apoiar em todos os passos da minha aventura até hoje, que sempre me incentivaram a perseguir os meus objetivos e ajudaram nos mesmos. A todos os meus amigos que me acompanharam ao longo do ano, uns perdem-se, uns ganham-se, mas os verdadeiros sempre lá estiveram, mesmo após longas ausências.
Entro em 2016 com um objetivo diferente: recomeçar os treinos de corrida, voltar à forma e voltar às provas. Vou recomeçar, já na priemeira semana do ano, os planos de treino do programa Run4Excellence, com objetivo de recuperar a forma e melhorar ainda mais que anteriormente.

Para além do objetivo físico e de treino, proponho-me a um novo objetivo, que foi difícil cumprir ao longo deste ano: não só relatar as aventuras das minhas provas, mas relatar, em cada mês, a minha experiência desportiva e, eventualmente, não só.


Este post é diferente de tudo o que fiz até agora, apenas surgiu a vontade de falar do meu ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário