sexta-feira, 7 de abril de 2017

Março 2017

Março começou de maneira um pouco diferente. Com a acumulação de horas de estágio em simultâneo com as aulas, e com a realização do mesmo aos sábados, optei por cancelar o plano de treino de corrida. O facto de ter estágio ao sábado impedia-me de ir ao Porto até ao final do ano, pelo que não usufruiria do treino no seu pleno, para além de que durante a semana também é sempre incerto a minha disponibilidade para treinar.

Tinha vindo a aperceber-me desta situação há uns tempos, mas foi na primeira semana de Março que tomei a decisão final. Na primeira semana do mês acabei por não treinar, até ao fim de semana. Quando finalmente treinei, fiz algo que gosto muito: aproveitei boleia do meu pai que tinha de ir a Lisboa, e corri desde Algés até casa. O motivo que gosto tanto destes treinos, de Lisboa até ao Estoril, é que, para além de realizar o treino que normalmente realizaria, em vez de ficar apenas limitado ao tempo do treino, acrescenta o fator de ter um objetivo, estar a ir concretamente para um destino final.

Na semana seguinte fiz uma nova experiência que também gostei bastante: fartlek training. A definição de fartlek, diferente de treino intervalado, é diversão. Portanto, um treino de fartlek foca-se em fazer períodos de aceleração “divertidos”. Na altura andava um pouco em baixo psicologicamente e fui treinar já eram 22h. Ao longo de todo o treino nunca olhei para o relógio para consultar ritmo, tempo, ou distância. Quando me apetecia acelerava, fosse no plano, a subir ou a descer. Acabei por fazer um treino que normalmente seria de domingo, um treino longo, com boas sensações, talvez especialmente por não estar preocupado com nada a não ser correr.

No resto da semana acabei por não treinar mais nada de especial, tendo feito um pouco de bicicleta no fim de semana, como meio de transporte e reconhecimento para um trabalho da faculdade. Tal como aconteceu na semana seguinte, semana que antecedeu o Trilhos do Paleozóico, em que apenas treinei uma vez.

Quando chegou o fim de semana da prova, por motivos de estágio, fui forçado a fazer algo que nunca antes tinha feito: ir para o Porto apenas no sábado à noite. Durante o dia de sábado, desde as 8h até as 18h estive em estágio, sendo que assim que acabou apanhei um comboio para o Porto. Cheguei a casa pelas 23h, no dia seguinte acordei às 7h30, fui correr e ao final da tarde de domingo estava de volta para Lisboa.

Esta prova ditou a minha última corrida do mês de Março. Com um entorse no tornozelo, nos primeiros dias ainda andei a antibiótico e canadianas/moletas, mas o impedimento de realizar qualquer atividade com impacto manteve-se até ao final do mês.

Portanto, com um novo recorde baixo, em Março apenas corri 5 vezes:
  • 72.8km
  • 5 123 kcal queimadas em corrida
  • 55 934 passos a correr
  • 5h46min passados a correr
  • 173 bpm médios
  • 12.6 km/h de média (4’46’’/km)

Atividades de corrida:

Sem comentários:

Enviar um comentário