segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Caminho Santiago 2016 - Porto a Barcelos

Primeiro dia, reviver as experiências passadas, com grandes expectativas. 
Este ano vou fazer sozinho, pelo que decidi fazer uma aventura maior: realizar a distancia total em 5 dias, portanto, cerca de 50km por dia.
O dia não começou exatamente da melhor maneira, queria ter acordado às 5h para sair o mais cedo possível, mas virei a cara para o outro lado e adormeci mais 1h30. Com um prato de massa no estômago, para dar a dose de hidratos logo de manhã, segui caminho. 
Desta vez de maneira diferente que a vez anterior: saí de casa e fui em direção onde sabia que o caminho passava. Portanto, não saí da Sé do Porto, fui andando a pé em direção a Monte dos Burgos, onde sabia do ano passado que o Caminho passava.
Demorei mais de uma hora, 6km, para chegar ao caminho certo. A partir daí é só seguir as setas amarelas, por um caminho que já é conhecido pela experiência do ano passado.
Com as pernas um pouco doridas fui tentando impor um bom ritmo, o objetivo do dia era grande e não seria fácil de cumprir, para além de demorar bastante tempo. A velocidades de cerca de 6km/h os quilómetros foram passando, sem ver mais nenhum peregrino ao longo das primeiras 3 horas de caminhada. Passados 20km aparece o primeiro grupo, altura em que aproveito para parar um pouco, comer qualquer coisa e escrever (tudo isto até agora).
Depois da primeira pausa tomei a decisão de seguir com os batons, sentia as pernas bastante cansadas da prova de ontem e os pés também já se começavam a sentir, pelo que assim seria capaz de aliviar a pressão das pernas bem como manter o ritmo com menos esforço sobre as mesmas.
Fui sempre andando a bom ritmo, ligeiramente acima dos 6km/h. Passado pouco mais de uma hora passei pelo Mosteiro de Vairão, onde o ano passado tinha ficado no fim da minha 1a etapa, cerca de 27km depois de começar.
Sabia o que tinha agora pela frente, a segunda etapa de uma "pessoa normal", seriam mais 30km até Barcelos.
Fui tentando manter o ritmo elevado, depois de umas contas rápidas de cabeça, sabia que tinha de andar rápido caso contrário chegaria muito tarde a Barcelos. Parei uma segunda vez pelos 35km, desta vez mais rápido, tendo apenas comido uma barra de proteína e atestado a água. Ao seguir caminho, uma Alemã juntou-se a mim, mas apenas fez 5km, tendo depois ficado em Rates.
Daí segui sozinho e a tentar fazer ritmo até ao Restaurante Pedra Furada, onde recolheria a minha credencial de peregrino. Isto aconteceu porque ontem à noite lembrei-me que ainda não tinha arranjado, tinha-me esquecido de ir a Sé buscar. Na altura liguei ao Sr António Herculano e, sempre muito prestável, disse-me que tinha e que me guardaria uma. Chegado lá, com bastantes peregrinos naquele que é um marco do Caminho.
Com um suminho de laranja que me soube "pela vida" e uma boa conversa, segui caminho para cumprir os 10km que faltavam até poder descansar. Foram uns quilómetros bastante longos, a olhar para o relógio a tentar fazer que o tempo andasse mais depressa. Mesmo a fazer cada km em 10min, o tempo parecia não se mexer, queria muito chegar.
Ainda demorou mais de 1h30, mas finalmente cheguei a Barcelos, onde me encaminhei diretamente para o albergue, para tomar banho e lavar a roupa.

Hoje foram mais de 56km, percorridos em 9h30, a uma média de cerca de 6km/h. Mais de 69mil passos e 5000 kcal.
Saí de casa às 7h e cheguei ao albergue às 18h30, sendo que o tempo restante foi de descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário