domingo, 26 de abril de 2015

Trilhos do Paleozóico 2015

Uma prova que já decorreu há algum tempo, mas que não escrevi sobre ela devido à preguiça e também pela grande desmotivação. Foi uma prova muito difícil para mim, depois de estar a recuperar, com muito pouca distância nas pernas depois de ter estado doente e ter-me estreado numa distância um pouco maior: 23km.
Estreei-me pela equipa Gaia Trail e ficamos em 1º lugar por equipas.
Já desde o ano passado era uma prova marcada no calendário. Depois de ter ficado em 3º lugar em 2014, na distância de 12km, desta vez experimentei os 23. Com falta de experiência e cheio de "pica", desde o início tentei manter um ritmo elevado, para tentar obter a melhor classificação possível. Mal apareceram as subidas tudo se tornou mais difícil, afinal não era tão fácil como pensava.


Não demorou muito para começar a arrepender-me do ritmo com que comecei a corrida. As pernas começaram a ficar pesadas e sem força. Tentava compensar o tempo perdido nas retas e zonas planas, mas ainda assim não conseguia baixar os 4'/km, um ritmo lastimável para quem vai em prova a dar o seu melhor. 
A água foi um bem precioso! Muita gente me recomendou a não utilizar mochila numa prova tão "curta", que apenas deveria utiliza-la em maiores distâncias. Ainda assim, decidi levar, até pelo gel e uma banana, que levava caso fosse precisar de energia a meio da prova. Foi tudo necessário e até faltou! Não tenho por hábito parar em abastecimentos durantes os trails, considero que demora muito tempo e faço-os sempre para dar o meu melhor, mas nesta prova senti que os faltavam, o desespero já era terrível. 2 litros foram em 13km, voltei a encher e acabaram mais 2 litros em apenas 8km, as subidas levam a isso quando se está em tal nível de esforço.

Um dos maiores erros que cometi foi levar os calções minimalistas. Uma vez que são muito leves e muito frescos, decidi leva-los para me sentir melhor durante a prova. Não contei com uma coisa: ficar assado pela fricção das cuecas interiores dos calções e a perna. Nas subidas notava-se mais, quando ia a andar e o movimento das pernas é mais lento, prolongando o tempo de fricção.
Mas não havia nada a fazer, tive de sofrer até ao fim e puxar sempre a dar um pouco mais de mim.

Acabei a prova em 2h41min, muito mais que alguma vez julguei possível fazer em 23km, tendo ficado com uma classificação de 70º lugar.

Distância: 23.3km
Tempo: 2h41m56s
Ritmo Médio: 6'57''/km


Esta experiência fica para o futuro, onde terei de treinar mais para conseguir ter resultados e aprender a gerir a distância, para não fazer os últimos kilómetros em tanto esforço e sofrimento.

Os Trilhos do Paleozóico de 2015 foram uma aprendizagem com que espero ficar para a vida!

Link para registo: Garmin Connect

Sem comentários:

Enviar um comentário